quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cultura da convergência, Henry Jenkins

Jenkins propõem o termo cultura da convergência para abordar o tema da convergência dos meios de comunicação, da cultura participativa e inteligência colectiva. O termo convergência está associado ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes mediáticos. Jenkins afirma que o consumo tornou-se um processo colectivo – e é isto que entende por inteligência colectiva. Não sabemos bem com que dimensão, mas as redes sociais têm influenciado os comportamentos humanos de informação e comunicação. Contudo em 2012 assistimos na Europa e grandes manifestações sociais, organizadas através da comunicação nas redes sociais. As auto-estradas de informação e comunicação em Internet já provaram ter a capacidade suportar a comunicação de muitas pessoas em simultâneo. Parece óbvio, que a espécie humana terá mais probabilidade de sucesso se os seus membros cooperarem entre si. A cooperação humana é dos métodos mais avançados de evolução, mas também contribui para aumentar a complexidade dos sistemas. Portanto o desafio não está na cooperação humana, mas na capacidade de manter simplicidade nas formas de informar e comunicar. No campo da interacção homem máquina, serão espectáveis interfaces cada vez mais ubíquos. A naturalidade da interacção depende da facilidade com que um utilizador aprende a usar determinado artefacto para efectuar uma acção ou tarefa. Num futuro próximo será provavelmente mais simples, intuitivo e natural interagir nas auto-estradas da informação e comunicação.

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